APREN organiza evento dedicado às renováveis offshore

  • 13 março 2023, segunda-feira
  • Energia

A APREN – Associação de Energias Renováveis está a organizar um evento exclusivamente dedicado às energias renováveis oceânicas, que decorrerá a 24 de maio no Museu do Oriente, em Lisboa, para debater os principais temas relacionados com o desenvolvimento das renováveis offshore em Portugal.

“É consensual que as energias renováveis oceânicas assumirão um papel central na transição energética dos países e zonas costeiras, mas há ainda um longo caminho a percorrer”, reconheceu o presidente da direção da APREN, Pedro Amaral Jorge.

Assim, neste evento pretende-se debater o “potencial estratégico deste cluster emergente das renováveis oceânicas, que constitui uma oportunidade de desenvolvimento social e económico, que envolve as universidade e centros tecnológicos, a indústria, as empresas de construção de infraestruturas, as empresas de consultoria e engenharia, os portos e os estaleiros nacionais, e que alavancará a exportação, a criação de riqueza e de postos de trabalho”, disse o mesmo responsável.

De acordo com a APREN, a conferência será pretexto para abordar vários temas essenciais, nomeadamente as perspetivas de evolução legislativa, o plano de desenvolvimento e investimento da rede de transporte, a cadeia de valor, as áreas preferenciais, passando pelas infraestruturas elétricas e portuárias de suporte à implementação desta estratégia e pelo modelo de leilão de capacidade.

“Esta é uma oportunidade para o desenvolvimento de toda uma fileira industrial nacional direcionada para as renováveis offshore”, realçou o presidente da direção da APREN.

Portugal tem como meta atingir os dez gigawatt (GW) de eólica offshore até 2030, um objetivo comunicado pelo primeiro-ministro português, António Costa.

Trata-se de uma meta ambiciosa, não só a nível nacional (no entanto o país fechou 2022 com uma potência total renovável de mais de 16 GW, e 24 MW de offshore, através do Windfloat, projeto-piloto ao largo de Viana do Castelo), como a nível europeu, uma vez que os estados-membros têm o compromisso de chegar a uma potência offshore combinada de cerca de 111 GW até 2030, referiu a associação.

O primeiro-ministro português anunciou também o lançamento do primeiro leilão de eólica offshore até setembro de 2023, e abriu consulta pública para as áreas de implantação de renováveis offshore, que terminou no passado 10 de março.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.