Universidade de Coimbra elimina resíduos laboratoriais acumulados há décadas

Fotografia: Universidade de Coimbra

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Reitoria da Universidade de Coimbra e a Divisão de Manutenção, Ambiente e Segurança (DMAS), realizou um processo de eliminação de resíduos laboratoriais acumulados há já várias décadas.

A intervenção foi realizada por uma equipa especializada nos departamentos de Química e de Ciências da Vida, no Pólo I. No Pólo II, está ainda a decorrer este processo no Departamento de Engenharia Química e deverá ficar concluído até ao final deste ano.

“Trata-se de um momento histórico para a FCTUC e para a Universidade de Coimbra, em particular no seu percurso em prol da sustentabilidade. Para além das óbvias vantagens no que respeita à proteção ambiental e das condições de segurança no trabalho, irá permitir a libertação de alguns espaços que poderão ser dedicados a outros fins”, referiu o engenheiro da DMAS, Edgar Mendes.

Resíduos de diversas tipologias, substâncias químicas que resultam de reagentes, substâncias envolvidas em misturas e processo químicos, que sobraram e ficaram em tempo de residência para se observar os comportamentos dos compostos, são alguns dos grandes passivos agora retirados dos departamentos da FCTUC.

Apesar do período em que estes resíduos permaneceram nas instalações da Faculdade, muitos deles ali deixados por não poderem ser expedidos, foram sempre cumpridas as condições de seguranças, assegurou a Universidade de Coimbra em comunicado enviado à redação.

“Livrarmo-nos de um passivo ambiental e de produtos químicos que já não são comercializados e são perigosos para o meio ambiente e para as pessoas é fundamental, além de libertarmos os espaços para depois podermos dar-lhes outra utilização”, concluiu o subdiretor da FCTUC, Fernando Pedro Figueiredo.

Neste processo estiveram envolvidos o Engenheiro Edgar Mendes, Elsa Rodrigues, investigadora do DCV, Simone Ferreira, investigadora do DQ, Alberto Canelas Pais, diretor do DQ, Jorge Marques, subdiretor do DQ, Miguel Pardal e Paulo Santos, diretor e subdiretor do DCV, respetivamente.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.