Setor privado e biodiversidade: uma ligação cada vez mais necessária

Nos últimos tempos tem-se verificado uma crescente visibilidade das temáticas relacionadas com a degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade por parte de governos, setor privado e instituições financeiras. Após muitos anos de desconhecimento da importância deste tópico, as empresas e os seus gestores de topo cada vez reconhecem mais a importância da biodiversidade e serviços dos ecossistemas para a resiliência dos seus modelos de negócio, posicionamento enquanto marca e licença social para operar.

A COVID-19 veio chamar a atenção da sociedade para uma ligação cada vez mais evidente entre degradação ambiental, destruição de habitats decorrente da crescente pressão sobre os recursos naturais e o aumento do risco de ocorrência de doenças infeciosas provenientes de animais (zoonoses). A relação cada vez mais enfraquecida entre as pessoas e a natureza está a colocar em risco os meios de subsistência, a resiliência da economia e a qualidade de vida.

A perceção e interesse público relativamente ao papel da conservação dos ecossistemas e da biodiversidade tem vindo a aumentar, dado o reconhecimento da dependência da espécie humana à sustentabilidade deste capital natural. Esta relação tem vindo a ser promovida através do conceito de Serviços dos Ecossistemas (...)

Bernardo Rodrigues Augusto, Senior Manager, Climate Change and Sustainability Services, EY Portugal e João Machado Fernandes, Senior Consultant, Climate Change and Sustainability Services, EY Portugal

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº129 jul/ago 2021, dedicado ao tema 'Ambiente e recuperação económica: serviços de ecossistemas'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.