Seixal recolheu 6400 toneladas de biorresíduos

Fotografia: Câmara Municipal do Seixal

No âmbito do projeto Recolha Porta a Porta para Valorizar, o Município do Seixal recolheu cerca de 6 400 toneladas de biorresíduos desde o início do projeto, em 2019, que foram valorizados para compostagem na Central Orgânica da AMARSUL.

Este projeto, cofinanciado pelo POSEUR, permite retirar os resíduos urbanos biodegradáveis do contentor do lixo normal e evitar que sejam depositados em aterro sanitário. Após a decomposição dos resíduos, por digestão anaeróbia seguida de compostagem, estes são transformados em composto que pode ser utilizado como fertilizante natural, por exemplo, em pomares e vinhas.

De acordo com a Câmara Municipal do Seixal, o município do Seixal é o terceiro concelho com maior número de biorresíduos recolhidos, no universo dos 174 municípios onde as empresas do Grupo EGF – Empresa Geral de Fomento atuam.

Nas moradias abrangidas pelo projeto é solicitado ao cidadão/produtor que deposite os biorresíduos (restos de alimentos crus ou cozinhados, restos de aparas de jardins de pequena dimensão e relva, guardanapos e toalhetes de papel) num contentor específico castanho, que é facultado pelo município, explicou a Câmara Municipal do Seixal em comunicado enviado à redação.

A implementação do projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar desenvolveu-se em várias fases:

  • Em 2019, a recolha de resíduos urbanos biodegradáveis incidiu numa zona piloto com 975 moradias em Belverde, Marisol e Vale de Carros;
  • Em 2021, a autarquia passou desta operação piloto experimental para uma recolha de grande dimensão, em 15 001 moradias, e uma população estimada em cerca de 35 mil habitantes, em Vale de Milhaços, Verdizela, Pinhal do Vidal, Marisol, Foros de Amora, Inglesinhas, Pé-Leve, Bela Vista e Vale da Cucena, Pinhal de Frades, Fernão Ferro, Redondos, Quinta da Queimada e Pinhal Conde da Cunha;
  • Em 2022, procedeu-se ao alargamento da recolha seletiva de biorresíduos a mais 1 985 moradias, em Valadares, Flor da Mata, Quinta José Miranda e Alto do Moinho;
  • Em junho 2023, foi alargada a recolha a duas novas zonas – Bacelos de Gaio e Vale de Rolas – e, em outubro, à Quinta das Laranjeiras.

“Fruto das campanhas de sensibilização da população e dos produtores e da vontade de preservação ambiental dos munícipes do concelho, o Seixal foi a primeira autarquia a implementar este projeto e tem vindo a fazer um trabalho exemplar na recolha seletiva de biorresíduos que irá trazer retorno, no presente e no futuro, para a melhoria da higiene urbana, do ambiente e a qualidade de vida da população”, referiu o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Em termos de projetos, está prevista a expansão da rede de recolha indiferenciada e seletiva de biorresíduos porta a porta, a conversão e a instalação de novos de contentores semienterrados (utilizados atualmente para a deposição de resíduos indiferenciados) para deposição seletiva de biorresíduos na via pública, o alargamento da rede de compostagem doméstica, a implementação de unidades de compostagem comunitária e a expansão da rede de recolha seletiva de biorresíduos em estabelecimentos do canal Horeca.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.