Saúde Ambiental

(...)

Segundo a Organização Mundial de Saúde, ambientes mais saudáveis podem evitar quase um quarto da carga global de doenças. A pandemia da COVID-19 é mais uma evidência da delicada relação entre as pessoas e o planeta. Ar limpo, clima estável, água, saneamento e higiene, uso seguro de produtos químicos, protecção contra a radiação, locais de trabalho seguros, práticas agrícolas saudáveis, cidades favoráveis à saúde e uma natureza preservada são pré-requisitos para o bem-estar humano.

As mudanças climáticas estão a provocar fortes impactes na saúde das populações, tanto pela falta de qualidade do ar, como da escassez de água potável segura, ou de garantias quanto ao teor nutritivo dos alimentos. Não esquecer ainda que habitações inapropriadas têm potencial para minar décadas de progresso na saúde global.

Entre 2030 e 2050 – estamos quase lá –, espera-se que as mudanças climáticas causem aproximadamente 250 mil mortes adicionais por ano, por desnutrição, malária, diarreia e excessos térmicos. São danos diretos ligados à saúde, e são assustadores. (...)

Editorial completo da Indústria e Ambiente nº135 jul/ago 2022, dedicada ao tema 'Saúde Ambiental'

Leonor Amaral

Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.