Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Montes em debate dia 22 de abril

Em comemoração do Dia Mundial da Terra, o Instituto Politécnico de Bragança, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e a Ordem dos Engenheiros estão a organizar as II Jornadas – Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Montes, a realizarem-se no dia 22 de abril.

A sessão pretende refletir acerca dos recursos hídricos e hidrogeológicos, mas também analisar as potencialidades que, em termos de geo-recursos, a região de Trás-os-Montes revela.

Estas jornadas pretendem ser uma plataforma de discussão e de divulgação dos recursos hídricos e geológicos da região transmontana, contemplando um conjunto amplo de temas associados à sua importância como fatores de sustentabilidade e desenvolvimento local.

Assim, ao longo do programa serão abordados os temas Recursos hídricos – Uma visão global; Recursos hidrogeológicos de Trás-os-Montes; Os recursos hidrominerais de Pedras Salgadas e Vidago; Singularidade do Maciço de Morais na geologia de Trás-os-Montes; A carta de depósitos minerais 1:200 000 do NE de Portugal; Rochas ornamentais de Trás-os-Montes; e Património mineiro: as respostas não tardam.

O evento irá contar com a participação de diversos oradores da área, nomeadamente com a secretária de Estado da Valorização do Interior, com o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, com o presidente do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem dos Engenheiros, com o secretário geral do Conselho Nacional da Água, com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e ainda com os geólogos José Martins de Carvalho, Eurico Pereira, Carlos Inverno, Cristina Carvalho, José Manuel Brandão, e o hidrogeólogo Antunes da Silva.

As jornadas serão transmitidas online através do canal de Youtube do Instituto Politécnico de Bragança.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.