Recolha seletiva aumentou 5% em 2023

Fotografia: EGF

A EGF – empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos em 174 municípios de Portugal Continental e de 60 por cento da população – registou, em 2023, um aumento de cinco por cento na recolha seletiva total, onde se incluem embalagens, madeira, biorresíduos e monstros.

A recolha seletiva de papel e cartão, proveniente do ecoponto azul, registou um aumento de 1,3 por cento, e a recolha de plástico e metal, proveniente do amarelo, um aumento de 3,3 por cento.

De acordo com a EGF, a recolha seletiva de vidro contraria a tendência de crescimento, um facto ainda em estudo, que indicia a alteração de hábitos de consumo que poderão justificar os menos 2,4 por cento de embalagens de vidro recolhidas em 2023.

Registou-se também um decréscimo da receção de resíduos indiferenciados de -1,3 por cento, “uma redução ainda pouco significativa face aos objetivos de prevenção de resíduos, mas que já ilustram uma tendência descendente”, refere ainda o comunicado enviado à redação.

Recolha de biorresíduos aumentou 24 por cento

A recolha seletiva de biorresíduos registou um crescimento de 24 por cento, tendo a EGF realçado que esta é uma recolha que se encontra numa fase inicial em todo o país.

Estes valores correspondem a cem dos 174 municípios da área de intervenção das concessionárias da EGF que entregaram verdes ou restos alimentares para valorização, num total de cem mil toneladas.

A valorização, no contexto de biorresíduos, é orgânica. Estes podem ser valorizados de duas formas, na produção de energia, através do biogás produzido, ou de compostagem.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.