Portugal com produção agrícola biológica abaixo da média da UE em 2019

Portugal, com 8,2 por cento, estava em 2019 abaixo da média da União Europeia (UE) na percentagem de produção biológica no total das áreas agrícolas, que era de 8,5 por cento, segundo dados divulgados pela Comissão Europeia, sendo a meta para 2030 de 25 por cento.

A Áustria (25,3 por cento) liderava a tabela, seguida por Estónia (22,3 por cento) e Suécia (20,4 por cento) enquanto no outro extremo se situavam Malta (0,5 por cento), Irlanda (1,6 por cento) e Bulgária (2,3 por cento).

No plano hoje adotado para promover a agricultura biológica, o executivo comunitário encoraja os Estados-membros a desenvolverem programas nacionais ‘bio’ como complemento aos planos estratégicos nacionais que terão que ser elaborados no âmbito da Política Agrícola Comum.

Apesar de a UE estar ainda longe dos 25 por cento de área explorada em agricultura biológica em 2030, os números avançados por Bruxelas mostram um aumento de quase 66 por cento, de 8,3 milhões de hectares em 2009 para 13,8 milhões de hectares em 2019.

Se a tendência de crescimento se mantiver inalterada, a UE só terá 15 a 18 por cento de área dedicada à agricultura biológica em 2030.

“Queremos aumentar a área da agricultura biológica e consequentemente a produção, o que resulta numa baixa dos preços ao consumidor”, considerou, em conferência de imprensa, o comissário europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski.

No que respeita à sustentabilidade, as práticas agrícolas biológicas têm mais 30 por cento de biodiversidade do que as tradicionais e, pelo uso limitado de inseticidas, são mais benéficas para os insetos polinizadores, como as abelhas.

Os dados relativos ao consumo indicam que as vendas a retalhos de produtos ‘bio’ aumentaram 145 por cento, de 18 mil milhões de euros para 41 mil milhões de euros, entre 2009 e 2019.

O símbolo utilizado na UE para indicar produtos ‘bio’ era, em 2020, reconhecido por 56 por cento dos consumidores, contra 27 por cento em 2017.

“Para atingir o objetivo de 25 por cento de agricultura biológica, é necessário assegurar que a procura impulsione o crescimento do setor, tendo simultaneamente em conta as diferenças significativas entre os setores biológicos de cada Estado-membro”, disse Janusz Wojciechowski na apresentação do plano.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.