Porto investe 10ME em equipamentos de limpeza urbana e recolha de resíduos

A Câmara do Porto vai investir, através da empresa municipal Porto Ambiente, cerca de dez milhões de euros na aquisição de equipamentos e viaturas “mais sustentáveis” para a limpeza urbana e recolha de resíduos.

Numa nota publicada na sua página oficial, a Câmara do Porto adianta que dos dez milhões de euros seis serão alocados a soluções, maioritariamente elétricas, de suporte à limpeza do espaço público, como equipamentos de varredura “que permitirão dotar esta área de maior eficiência”.

Quanto à recolha de resíduos, o investimento municipal ultrapassa os três milhões de euros e visa modernizar a frota, substituindo os veículos mais antigos por “meios que possibilitem otimizar o serviço prestado aos munícipes”, privilegiando soluções “mais sustentáveis”, como veículos movidos a gás natural.

Estes investimentos, integrados “na estratégia de descarbonização” da empresa municipal Porto Ambiente, estão “em linha” com os objetivos de neutralidade carbónica integrados no Pacto do Porto para o Clima, iniciativa lançada em setembro de 2022 e que reúne mais de 300 subscritores.

“Estes investimentos representam um forte compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos portuenses e surgem na sequência da aposta do município do Porto nestas áreas, através de um investimento consistente e contínuo nos últimos anos e que tem permitido alcançar resultados históricos na reciclagem e na limpeza urbana e reconhecimento pelas principais entidades do setor”, refere a autarquia na mesma nota.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.