Plano de reflorestação da EDP planta seis mil árvores no Alto Lindoso

Fotografia: EDP

O projeto de reflorestação da EDP no Alto Lindoso já está no terreno, envolvendo a plantação de seis mil novas árvores, entre espécies autóctones como bétulas, freixos, sobreiros e medronheiros.

A iniciativa, liderada pela EDP Geração, localiza-se na margem direita do rio Lima, junto à barragem do Alto Lindoso, e irá beneficiar cerca de 22 hectares na área protegida do Parque Nacional Peneda-Gerês, no norte do país.

“Inserida na estratégia de biodiversidade da EDP – Nature for Tomorrow –, esta ação realça a importância de proteger a floresta, em total alinhamento com os compromissos de transição energética e de neutralidade carbónica do grupo”, lê-se em comunicado enviado à redação.

Desta forma, a EDP pretende contribuir para diminuir as vulnerabilidades dos ecossistemas locais e reforçar a sua capacidade de resistência às alterações climáticas e a outros fenómenos, como incêndios, tempestades, entre outros, salientando a importância do investimento na preservação de um agente que contribui ativamente para a captura e armazenamento de carbono e no desenvolvimento da economia verde.

A ação de florestação, iniciada no último mês, contou com a colaboração de várias entidades e das comunidades locais, entre elas o Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Lindoso, uma associação local que, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, gere os terrenos baldios no Alto Lindoso.

A fase de arranque do projeto, assinalada com a plantação de aproximadamente 850 novas árvores, contou ainda com a participação de vários voluntários EDP e alunos de escolas locais. A implementação inicial do projeto está prevista ser concluída no início de março, sendo que no fim deste ano será ainda efetuada a replantação das árvores que possam não resistir à passagem do verão.

Focado na biodiversidade, o Nature for Tomorrow é um programa promovido pela EDP Geração que pretende agilizar uma abordagem inovadora para enfrentar os desafios da descarbonização e do combate às alterações climáticas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.