Onze albufeiras tinham mais de 80% de água em agosto

  • 01 setembro 2021, quarta-feira
  • Água

O mais recente Boletim de Armazenamento nas Albufeiras divulgado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revela que 11 das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de agosto, disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total, enquanto oito apresentavam valores inferiores a 40 por cento.

Em comunicado, a APA adiantou que no último dia do mês de agosto, comparativamente com o mês anterior verificou-se uma descida em 12 das bacias hidrográficas monitorizadas e uma subida em uma (Vouga).

As bacias do Mira e Ribeiras do Barlavento continuam com valores de armazenamento total inferior aos valores médios históricos.

A APA indicou que o número de albufeiras com disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento, relativamente ao mês anterior, desceu de 16 para 11, e o número de albufeiras com disponibilidades inferiores a 40 por cento subiu para oito (uma na bacia do Mondego, cinco na bacia do Sado e duas no Algarve).

As albufeiras que foram avaliadas em 31 de agosto e que apresentam volumes totais inferiores a 40 por cento, correspondendo a cerca de oito por cento do universo das albufeiras avaliadas, foram uma no Mondego, em Fronhas, (39 por cento), cinco na bacia do Sado, em Monte da Rocha (20 por cento), Campilhas (oito por cento), Fonte Cerne (26 por cento), Roxo (19 por cento) e Odivelas (39 por cento), uma na bacia do Barlavento, em Bravura (20 por cento) e uma na bacia do Arade (33 por cento).

A albufeira de Santa Clara, na bacia do Mira, registou 45 por cento do volume total, abaixo do nível mínimo de exploração sem recorrer a bombagem.

Os armazenamentos de agosto de 2021 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de agosto (1990/91 a 2019/20), exceto para as bacias do Lima.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.