Modernizado sistema de gestão da rega da Barragem de Alfândega da Fé

  • 14 junho 2023, quarta-feira
  • Água

A barragem da Camba, em Alfândega da Fé, tem um novo sistema de gestão da rega pioneiro no Nordeste Transmontano que permite o controlo à distância individualizado, informou a entidade responsável.

Trata-se do sistema de telegestão da rede de rega da barragem da Camba, inaugurado a 9 de junho e que se diferencia de outros já existentes na região por permitir um controlo individualizado por parte dos beneficiários e da entidade gestora, a Junta de Agricultores da Camba.

O presidente desta organização, Luís Jerónimo, explicou à agência Lusa que o sistema resultou de um investimento de 300 mil euros e está inserido numa intervenção iniciada em 2018, que começou pela reabilitação de todo o regadio da Camba, desde a adutora a ramais, com um custo total de 6,5 milhões de euros.

Enquanto noutros sistemas apenas a entidade gestora pode intervir, na tecnologia instalada na barragem da Camba os cerca de 130 regantes desta zona do distrito de Bragança vão ter contadores próprios da água que consomem a que podem aceder através de computador ou telemóvel, e fazer o fecho, a abertura a programação da rega ou leitura de consumos em tempo real.

A explicação é da Junta de Agricultores da Camba, que gere e monitoriza com capacidade para agir quando for necessário, segundo o presidente, que adiantou que o sistema está também preparado para lançar alertas e intervir, se houver alteração do caudal da albufeira.

A barragem da Camba rega um perímetro superior a 300 hectares e fornece também água a mais 500 hectares de terrenos dos chamados regantes precários, aqueles que são abastecidos pela descarga de superfície, ou seja, quando o empreendimento está na cota máxima.

O regadio da Camba destina-se essencialmente a áreas do concelho de Alfândega da Fé com olival, amendoal, milho e hortícolas.

Em anos de seca como o de 2022, estes regantes deixam de ser prioritários porque a barragem tem a dupla função de regadio e abastecimento humano, segundo disse o presidente.

No ano passado, a barragem da Camba esteve a abastecer desde maio as populações de algumas aldeias do concelho de Alfândega da Fé e está projetada para, se necessário, garantir também água a aldeias dos concelhos vizinhos de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.

Este ano a barragem está cheia e com o novo sistema de telegestão da rega os responsáveis acreditam que irá permitir um uso mais eficiente da água.

O presidente da Junta de Agricultores da Camba acredita também que os investimentos feitos e a modernização dos sistemas disponíveis para a prática agrícola serão motivo de “interesse para chamar jovens para a agricultura”.

O concelho de Alfândega da Fé tem apostado no reforço do regadio e, segundo o presidente da Câmara, Eduardo Tavares, há ainda outros projetos para concretizar no município e para os quais são aguardados apoios financeiros ou reforço dos financiamentos previstos.

Entre os projetos encontram-se a construção da barragem de Gebelim, que servirá Vila Chão e Parada, e o reforço do regadio do Vale da Vilariça, nomeadamente o alteamento da barragem da Burga e o aumento da área de rega do bloco norte.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.