Iniciativas para reduzir o lixo marinho em consulta pública europeia

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública com vista a recolher pareceres sobre possíveis ações de redução do lixo produzido por objetos de plástico descartável e equipamento de pesca.

Aberta até 12 de fevereiro, a consulta dirige-se ao público em geral, mas também às associações empresariais, empresas, investigadores, ONG, organizações internacionais, pescadores e organizações ligadas à pesca.

Os objetos de plástico descartável são normalmente deitados fora após uma breve utilização, sendo raramente reciclados e acabando frequentemente como lixo no ambiente. O plástico é responsável por 85 por cento do lixo das praias, sendo que os produtos descartáveis representam 61 por cento deste plástico e os equipamentos relacionados com a pesca cerca de 20 por cento.

Para participar na consulta, basta responder ao questionário online, disponível nas 23 línguas da UE. Alerta-se, no entanto, que a submissão de respostas em inglês acelera o processamento dos resultados.

Foto: Steinar Engeland / Unsplash

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.