LIPOR abre novo parque de compostagem de resíduos verdes

Fotografia: LIPOR

A LIPOR inaugurou o Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos, no concelho de Póvoa de Varzim, a 6 de maio, após um investimento de cerca de 3 300 000 euros, financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O novo parque tem uma área de 13 400 metros quadrados e tem como objetivo tratar localmente os resíduos verdes recolhidos seletivamente nos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, respeitando a abordagem integrada e circular dos biorresíduos.

O Parque de Compostagem tem uma capacidade de receção de resíduos verdes de oito mil toneladas por ano, correspondendo a uma capacidade de produção de composto anual superior a duas mil toneladas por ano, dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, define para a LIPOR.

Já a Unidade de Microdigestão de Resíduos, situada na Estação de Transferência da Póvoa de Varzim, responsável pela valorização local de resíduos alimentares provenientes de recolha seletiva no município, nos setores residencial e não-residencial (estabelecimentos HORECA), servindo cerca de 18 mil habitantes, apresenta uma capacidade nominal de 2,5 toneladas por dia de resíduos alimentares, o equivalente a cerca de 900 toneladas por ano.

Esta unidade teve um investimento de 760 mil euros e foi financiada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da LIPOR, José Manuel Ribeiro, “as exigentes metas e objetivos da União Europeia que foram atribuídas a Portugal exigem um esforço concertado da LIPOR e das câmaras municipais”, de forma a crescer “em quantidade e qualidade dos materiais com potencial de serem reciclados, transformados e valorizados”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.