Hidrogeoética, uma via para tornar visíveis as invisíveis águas subterrâneas

  • 01 julho 2022, sexta-feira
  • Água

Para este ano de 2022, as Nações Unidas estabeleceram que o clássico Dia Mundial da Água, que é comemorado a 22 de março de cada ano, fosse dedicado pela primeira vez à Água Subterrânea. Como sempre, para cada tema anual é proposta uma frase de forte impacto. Neste caso foi “making the invisible visible” (tornar o invisível visível). Muita gente me perguntou o porquê desta invisibilidade associada às águas subterrâneas e da apregoada necessidade de terminar a sua invisibilidade.

A resposta não pode ser dada de uma forma simplificada. Há diversos aspetos a considerar. E há um alcance ainda maior, que também é ainda insuficientemente visível.

Comecemos por fazer notar que a invisibilidade das águas subterrâneas é quase uma propriedade intrínseca. De facto, pela simples razão de serem subterrâneas, ou seja, por se encontrarem abaixo da superfície terrestre onde ocupam totalmente os poros e quaisquer interstícios e fendas interligados em solos e rochas de qualquer natureza, a esmagadora maioria das suas ocorrências permanece invisível.

Se só nos referirmos à água doce na forma líquida, que é a forma de água que mais essencial é para a vida das sociedades e a vida natural nos meios terrestres, esta invisibilidade contrasta com a visibilidade intrínseca das águas superficiais dos rios, dos lagos e das albufeiras de barragens. Assim, quando se fala em geral em água doce no estado líquido vem-nos à mente apenas a água superficial, constituindo esta o paradigma universal das águas doces líquidas (vamos deter-nos apenas nestas). Será justo? Veremos adiante. (...)

por Manuel Abrunhosa, hidrogeólogo; presidente do Conselho Diretivo do Grupo Internacional da Associação Internacional de Hidrogeólogos; vice-presidente para a Europa Ocidental e Central da Associação Internacional de Hidrogeólogos; membro do Board of Experts (Corresponding Citizen Scientists) da International Association for Promoting Geoethics

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº134 mai/jun 2022, dedicada ao tema 'Gestão de águas subterrâneas'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.