Glaciares podem perder até 80% do volume nos Himalaias de Hindu Kush

Os glaciares estão a derreter a um ritmo sem precedentes nas cadeias montanhosas de Hindu Kush, nos Himalaias, e podem perder até 80 por cento do atual volume este século, de acordo com um estudo agora divulgado.

No relatório, publicado pelo Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas, com sede em Katmandu, capital do Nepal, alerta-se que este é o cenário caso as emissões de gases com efeito de estufa não sejam fortemente reduzidas.

No mesmo documento prevê-se um aumento da probabilidade de inundações e avalanchas nos próximos anos e alerta-se para o facto de a disponibilidade de água doce poder vir a ser afetada para cerca de dois mil milhões de pessoas que vivem a jusante de 12 rios que nascem nas montanhas.

O gelo e a neve das cordilheiras de Hindu Kush são uma importante fonte de água para esses rios, que atravessam 16 países da Ásia e fornecem água doce a 240 milhões de pessoas nas montanhas e a outros 1,65 mil milhões a jusante.

“As pessoas que vivem nestas montanhas e que não contribuíram em quase nada para o aquecimento global estão em grande risco devido às alterações climáticas”, afirmou a especialista em migração e uma das autoras do relatório, Amina Maharjan.

“Os atuais esforços de adaptação são totalmente insuficientes e estamos extremamente preocupados com o facto de, sem um maior apoio, estas comunidades não conseguirem fazer face à situação”, afirmou.

Vários relatórios anteriores concluíram que a criosfera – regiões cobertas de neve e gelo – está entre as mais afetadas pelas alterações climáticas. Uma investigação recente revelou que os glaciares do Monte Evereste, por exemplo, perderam dois mil anos de gelo apenas nos últimos 30 anos.

“Mapeámos pela primeira vez as ligações entre as alterações da criosfera e a água, os ecossistemas e a sociedade nesta região montanhosa”, disse Amina Maharjan.

Entre as principais conclusões do relatório agora divulgado contam-se o facto de os glaciares dos Himalaias terem desaparecido 65 por cento mais rapidamente desde 2010 do que na década anterior e de a redução do manto de neve devido ao aquecimento global ter como consequência a diminuição da água doce para as pessoas que vivem a jusante.

No estudo concluiu-se que 200 lagos glaciares nestas montanhas são considerados perigosos e que a região poderá registar um aumento significativo de inundações provocadas pela explosão de lagos glaciares até ao final do século.

No estudo salienta-se ainda que as comunidades das regiões montanhosas estão a ser muito mais afetadas pelas alterações climáticas do que muitas outras partes do mundo. Segundo a investigação, as alterações na região dos Himalaias de Hindu Kush provocadas pelo aquecimento global são “sem precedentes e em grande parte irreversíveis”.

Os efeitos das alterações climáticas já são sentidos pelas comunidades dos Himalaias, por vezes de forma aguda. No início deste ano, a cidade montanhosa indiana de Joshimath começou a afundar-se e os residentes tiveram de ser realojados em poucos dias.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.