ETAR da Encarnação em Mafra vai ser requalificada

  • 15 dezembro 2023, sexta-feira
  • Água

Fotografia: Município de Mafra

A Fábrica da Água/Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Encarnação, em Mafra, vai ser reabilitada e beneficiada, num investimento de cerca de 2,8 milhões de euros.

Para o efeito, foi assinado, a 7 de dezembro, o contrato para a empreitada de conceção-construção entre a Águas do Tejo Atlântico e o consórcio empreiteiro.

De acordo com o Município de Mafra, esta intervenção de remodelação considera o aumento da população a servir, passando de 1 200 para três mil habitantes, e vai dotar a instalação de etapas de pré-tratamento, tratamento biológico e tratamento de lamas com tecnologias que pretendem maximizar a eficiência de tratamento e minimizar os custos operacionais.

A autarquia avançou que será também introduzida uma etapa de tratamento de água para ser reutilizada em usos internos.

“A empreitada de conceção-construção permitirá capacitar e melhorar a infraestrutura para tratar a generalidade dos caudais afluentes à Fábrica de Água da Encarnação, contribuindo para a preservação do ambiente e da saúde pública”, lê-se em comunicado divulgado.

Estima-se que o início da obra tenha lugar no primeiro trimestre de 2024, com a conclusão prevista para meados de 2026.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.