Estudo: Oceanos podem armazenar mais 20% de carbono do que se pensava

Fotografia: Ant Rozetsky_Unsplash

Um novo estudo alerta que o oceano pode armazenar mais dióxido de carbono do que os cientistas pensavam anteriormente – cerca de 20 por cento mais do que sugeria o último relatório do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.

O estudo, publicado na revista Nature e liderado por uma equipa de investigação internacional, analisou como o plâncton ajuda a transportar o carbono das águas superficiais para o fundo do mar.

O plâncton come dióxido de carbono e transforma-o em matéria orgânica por meio da fotossíntese à medida que cresce. Quando o plâncton morre, alguns deles transformam-se em partículas chamadas ‘neve marinha’. Estas partículas afundam-se no fundo do oceano, armazenando carbono e fornecendo nutrientes importantes para várias criaturas do fundo do mar, desde pequenas bactérias até peixes de profundidade, refere o estudo.

Uma equipe de sete cientistas estudou dados recolhidos por navios oceanográficos em todo o mundo desde a década de 1970. Com esses dados foi criado um mapa digital que mostra como a matéria orgânica se move pelos oceanos. A nova estimativa sugere que o oceano pode armazenar 15 gigatoneladas de carbono por ano – o que equivale a 20 por cento mais do que o que o IPCC relatou em 2021, de 11 gigatoneladas por ano.

Os responsáveis pelo estudo dizem que esta reavaliação da capacidade de armazenamento do oceano representa um “avanço significativo” na compreensão das trocas de carbono entre a atmosfera e o oceano a nível global.

“Embora este processo de absorção ocorra ao longo de dezenas de milhares de anos e, portanto, não seja suficiente para compensar o aumento exponencial das emissões de CO2 causado pela atividade industrial mundial desde 1750, o estudo destaca, no entanto, a importância do ecossistema oceânico como um ator importante na regulação a longo prazo do clima global”, escreveram os cientistas num comunicado de imprensa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.