ENEG 2023 abre hoje portas

  • 27 novembro 2023, segunda-feira
  • Água

Fotografia: APDA

A APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas organizou mais uma edição do ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água, desta vez em Gondomar, que começa esta segunda-feira e decorre até dia 30 de novembro.

Este encontro pretende reunir especialistas e profissionais do setor “para dar continuidade aos trabalhos e à luta por um setor mais eficiente, equitativo e sustentável, quer financeiramente, quer ao nível dos recursos humanos”, lê-se em comunicado. Paralelamente, vai decorrer uma exposição com os mais recentes equipamentos, produtos e serviços relacionados com água e saneamento, à escala nacional e internacional, sendo que estarão presentes 60 entidades distribuídas por 117 stands.

O ENEG 2023 tem como principal orador o subSecretário-geral da ONU e diretor executivo da UNOPS – Agência das Nações Unidas para a construção de infraestruturas e gestão de projetos, Jorge Moreira da Silva, trazendo como tema para a sessão de abertura do evento “Acelerar a transição para o acesso universal à água e ao saneamento num contexto global de policrises”.

O grande debate vai centrar-se no mote do evento “Um Grito pela Água!”, acrescentando-lhe “a vertente da necessária transformação do setor através da perspetiva e experiência dos especialistas intervenientes”.

As mesas-redondas trazem a debate sete temáticas: A Adaptação às Novas Diretivas Europeias – Exigências e Implicações; A Eficiência dos Sistemas – Um Objetivo Essencial para o Setor e para o País; O Equilíbrio do Atual Subfinanciamento do Setor – Como, Com Quem e Com o Quê?; A Afirmação do Setor na Sociedade Civil; A Economia Circular no Combate à Ameaça das Alterações Climáticas; A Atratividade do Setor nas Diferentes Gerações de Profissionais; e A Gestão de Ativos como Catalisador da Resiliência das Infraestruturas.

A apresentação das 240 comunicações, o maior número de sempre em contexto de ENEG, tem lugar nas salas Purpose, Profit, People e Planet, estando o Auditório reservado para um formato novidade desta edição: as Flash Talks. Também aqui decorrem, pela primeira vez, sessões promovidas por comissões especializadas da APDA, designadamente a que trata os sistemas de abastecimento de água e a inovação.

O ENEG também vai acolher, pela primeira vez, a Cerimónia da ERSAR relativa à atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, categoria “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”. Das 227 entidades gestoras que prestaram o serviço de abastecimento público de água em baixa (aos utilizadores finais), 89 foram distinguidas na referida categoria.

Os Prémios APDA – Tubos de Ouro, para além de distinguir ações ou projetos nas quatro temáticas selecionadas – desenvolvimento sustentável; comunicação do valor da água; interação com o Cliente; e inovação tecnológica e industrial –, trazem também uma novidade: o Prémio Carreira, que visa distinguir uma personalidade de reconhecido mérito no setor.

O programa conta ainda com visitas técnicas e culturais na região à ETAR de Gramido, as Nature Based Solutions do Parque Central da Asprela, o Museu Municipal da Filigrana e o Património das Águas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.