Águas do Tejo Atlântico premiada nos “Water Europe Awards”

  • 26 junho 2023, segunda-feira
  • Água

Os “Water Europe Awards” distinguiram a Águas do Tejo Atlântico com o seu projeto “Rega sustentável com água+ no Parque das Nações”, na categoria “Prémio de Tecnologias e Infraestruturas de Água”.

“Este prémio, atribuído pela maior instituição da Europa no setor, é um reconhecimento claro da estratégia e do trabalho que a Águas do Tejo Atlântico vem desenvolvendo na produção e utilização da água+, marca de proximidade para água reciclada que se apresenta como fonte segura e alternativa de água para vários usos sustentáveis não potáveis, em linha com a economia circular e da mitigação dos efeitos das alterações climáticas”, disse a Águas do Tejo Atlântico em comunicado enviado à redação.

“Este prémio destaca também a Câmara Municipal de Lisboa pela implementação deste projeto sustentável numa das zonas verdes mais frondosas da nossa capital europeia”, acrescentou a empresa.

A Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa têm em curso vários projetos de rega de parques e jardins verdes com água+, tendo este prémio destacado a rega dos espaços verdes na zona norte do Parque das Nações (295 mil metros quadrados) com água+, água residual tratada para reutilização Classe A, produzida na Fábrica de Água de Beirolas com um volume diário de um milhão e duzentos mil litros de água+.

Este projeto implementou um plano estruturado de monitorização da qualidade da água, bem como medidas de prevenção e minimização de riscos para garantir a saúde pública, uma vez que se trata do primeiro licenciamento para o uso de água reutilizada da Fábrica de Água de Beirolas, em conformidade com o recente Regulamento Normativo 119/2019.

Desde o seu lançamento em 2015, os Water Europe Innovation Awards têm aumentado a visibilidade de novas abordagens, soluções e tecnologias inovadoras relacionadas com a água com elevado potencial de mercado ou aplicação de alto valor, com o objetivo de preparar o caminho para a implementação do Water Europe Vision 2030 “ O valor da água: Rumo a uma Sociedade Water-Smart”.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no final do dia 21 junho, em Bruxelas, onde a responsável pela Inovação e Desenvolvimento da Águas do Tejo Atlântico, Rita Lourinho, recebeu o prémio da instituição Water Europe, presidida por Hans Goossens.

A “água+” é uma marca registada da Águas do Tejo Atlântico, empresa do Grupo Águas de Portugal, que materializa o conceito ApR (água para reutilização) junto das comunidades.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.