Águas do Tejo Atlântico investiu 17,7ME no ano passado

  • 18 março 2024, segunda-feira
  • Água

Fotografia: Águas do Tejo Atlântico

A Águas do Tejo Atlântico registou um investimento total de 17,7 milhões de euros em 2023, essencialmente dedicados à reabilitação das infraestruturas e à melhoria dos processos de tratamento.

Estes investimentos tiveram como objetivo a garantia da eficiência e segurança, “contribuindo para a sustentabilidade e proteção dos cursos de águas, ribeiras e praias que voltaram a ostentar um levado número de Bandeiras Azuis”, refere a empresa em comunicado enviado à redação.

O total do Ativo da Águas do Tejo Atlântico a 31 de dezembro de 2023 foi de 562,7 milhões de euros.

Na última Assembleia Geral da Águas do Tejo Atlântico, os acionistas aprovaram por unanimidade dos presentes o Relatório & Contas referente ao Exercício de 2023, que apresentou o resultado líquido positivo de sete milhões de euros.

O volume de negócios foi de 90,8 milhões de euros, o EBITDA de 32 milhões de euros e o Resultado Operacional, positivo, foi de 13 milhões de euros.

“A sustentabilidade ambiental das operações da Águas do Tejo Atlântico fica evidente pelo impacto da sua atividade, tendo tratado em 2023 de 197 milhões de metros cúbicos de água residual (mais 8,6 por cento do que em 2022), produzido 160 mil toneladas de lamas (valor idêntico ao do ano transato), todas valorizadas conforme as melhores práticas ambientais”, lê-se no mesmo comunicado.

No consumo de energia elétrica (87,7 GWh em 2023) reduziu-se 1,8 GWh face a 2022, não obstante o aumento da atividade da empresa. A produção de energia com recursos renováveis em 2023 foi de 21 GWh, mais dois GWh do que em 2022, proporcionando uma autonomia energética de 23,7 por cento, um aumento de 2,2 por cento face ao ano anterior.

Ao nível da utilização de água reutilizada, em 2023 foi de 3,2 milhões de metros cúbicos, comparando com 2,8 milhões de metros cúbicos em 2022, e, ainda segundo a Águas do Tejo Atlântico, cerca de 93 por cento do total da água utilizada pela empresa é água residual tratada.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.