Águas do Norte investe 1,7ME em saneamento em Santo Tirso

  • 31 outubro 2023, terça-feira
  • Água

Fotografia: Águas do Norte

A instalação da rede de saneamento de águas residuais nas freguesias de Burgães e Sequeirô, no concelho de Santo Tirso, foi concluída, num investimento de 1,7 milhões de euros, comparticipado em 54,5 por cento pela autarquia.

Em comunicado, a Águas do Norte referiu que a obra abrangeu a instalação da rede de saneamento de águas residuais nas freguesias de Burgães, numa extensão de cerca de cinco quilómetros e 295 ramais domiciliários, e Sequeirô, numa extensão de 75 quilómetros e 409 ramais domiciliários.

Num investimento total de 1,7 milhões de euros, as obras resultaram de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Águas do Norte, enquanto entidade gestora do Sistema de Águas da Região do Noroeste, tendo sido comparticipadas em 54,5 por cento pela autarquia e o restante por fundos comunitários, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Encontrando-se todas as infraestruturas concluídas e em condições técnicas para entrarem em funcionamento, a empresa informou que irá arrancar em breve o período para os proprietários procederem à ligação das suas habitações aos respetivos ramais.

A ligação, obrigatória por lei, é gratuita para todos os ramais domiciliários que não ultrapassem os 20 metros de extensão entre a rede pública de saneamento e o limite de cada propriedade.

Atualmente, acrescentou a Águas do Norte, está em curso a empreitada de instalação da rede de saneamento de águas residuais no loteamento da Guarda, na freguesia da Reguenga, num investimento de cerca de 143 mil euros, que envolve a construção de 28 ramais, numa extensão de um quilómetro.

A ampliação da rede de saneamento nas freguesias de Burgães e de Sequeirô iniciou-se em fevereiro de 2022, com as obras de construção de 409 ramais na freguesia de Sequeirô que permitem elevar para 82 por cento a cobertura total da rede de saneamento no concelho.

Numa segunda fase, explicou à data a autarquia, os trabalhos de ampliação da rede seriam alargados, também, à localidade de Burgães.

Na ocasião, o autarca anunciou ainda que iria também avançar “a construção de 12,4 quilómetros da rede de saneamento e 500 ramais na freguesia de Monte Córdova”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.