Águas do Douro e Paiva instala 3 mil módulos fotovoltaicos

Fotografia: Águas do Douro e Paiva

A empresa Águas do Douro e Paiva investiu mais de 1,8 milhões de euros em três mil módulos fotovoltaicos, com uma produção estimada de 3,3 gigawatts-hora (GWh), a instalar na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Lever e nas estações elevatórias de Seixo Alto, Lagoa, Ramalde, Jovim e Quinta da Tapada.

De acordo com a empresa, foi realizado um concurso público internacional para este investimento e as obras estão a decorrer, instalando quase todos os painéis nas coberturas dos reservatórios de água.

Para o presidente do Conselho de Administração da Águas do Douro e Paiva, António Borges, com este investimento a empresa está a executar o seu plano de neutralidade energética, criando uma menor exposição ao mercado da energia, anulando custos em energia e contribuindo para uma redução significativa de emissão de CO2.

“Este é um primeiro grande investimento que contribui para a sustentabilidade da Águas do Douro e Paiva e aumenta significativamente a eficiência da empresa”, acrescentou o responsável.

Antecedendo este investimento, a Águas de Douro e Paiva investiu, em 2022, em Unidades de Produção de Autoconsumo, que nas estações elevatórias de Escariz e Cunha, nos Reservatórios de Seixo Alto e na ETA de Castelo de Paiva totalizam 70 painéis, com uma produção de 37,4 megawatts-hora, reduzindo as emissões em cerca de 9,8 toneladas de CO2.

Em 2023, foram instalados um total de 236 painéis no parque de estacionamento e edifício da ETA de Lever com uma produção anual de 163 300 quilowatt-hora.

A empresa, tem um gasto anual de energia na ordem dos 110 GWh, o que corresponde a mais de metade dos seus custos operacionais.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.