Água e economia circular: anda tudo ligado

As orientações emanadas da Europa e adotadas por Portugal evidenciam a necessidade de fazer a economia assentar no conceito de circularidade. Se nos resíduos tal desígnio é praticamente dado adquirido, nos recursos hídricos ainda há caminho a desbravar e resistências a combater.

“Devemos olhar para os resíduos como a mina de recursos que são”, diz-nos a Associação Internacional da Água (IWA), numa das suas comunicações sobre o congresso de dezembro no Sri Lanka. Na mesma onda vai a presente edição da Indústria e Ambiente.

É nessa lógica que Adrian Oehmen et al. nos incentiva a pensar, ao apresentar-nos o projeto SMART-Plant, sobre recuperação de materiais a partir de ETAR. Celulose, biogás e fósforo são exemplos desta riqueza de recursos a explorar, para já à escala experimental.

Amílcar Ambrósio centra-se nas novas formas de gestão cuja implementação é necessária para assegurar a transição para a economia circular, que comportem a redução das quantidades de água a captar e reutilizar, a utilização de novas tecnologias, a escolha de materiais de longa duração e a sensibilização do pessoal.

José Pimenta Machado apresenta-nos o Plano de Ação para a Economia Circular no Setor das Águas, introduzindo o regime jurídico que regulamenta a produção de Águas para Reutilização, obtidas a partir de águas residuais tratadas.

O artigo de Ana Luís leva-nos de volta à gestão, mas de ativos, um conceito que não engloba apenas o prolongamento da vida útil dos ativos mas também a redução do consumo de matérias-primas.

Quebrar barreiras implica também mudar de linguagem. Se os resíduos passam a ser recursos, então as estações de tratamento deixam de ser estruturas que têm apenas em vista a deposição para passarem a ser “fábricas de água”. É isso que nos explica Jaime Melo Baptista, numa entrevista que é também um apanhado dos desafios que teremos de ultrapassar para que a circularidade seja uma realidade plenamente implementada.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.