XEQUE MATE – Sustentabilidade: ganho ambiental ou imagem?

(...) Huumm… na hora de pensar o editorial tenho uma ”sensação de Alice”: ”corro” atrás de temas como se fossem coelhos e mergulho nas suas tocas à procura do lado mágico dos assuntos. Sustentabilidade: ganho ambiental ou imagem?... Cheguei ao ”fundo da toca”, estou numa casa de espelhos.

”O Casamento dos Arnolfini”, imortalizado por Jan van Eyck em 1434, e patente na National Gallery, em Londres, é uma obra célebre não só por ter como tema um dos casamentos mais famosos do mundo, o prestígio do pintor ou até a beleza do casal retratado mas, sobretudo, por causa da presença de um espelho no centro da pintura. Este espelho faz-nos ver o que geralmente não aparece, ou seja, outras duas figuras reflectidas no espelho que de outra forma não apareceriam.

Os espelhos permitem (e permitiram), muitas vezes, trazer ”para cena” alguma coisa para lá do real, nomeadamente os espelhos mágicos, possibilitando jogos ópticos e divertimentos científicos, como há 400 anos ensinavam os manuais. Mais perto de nós, Lewis Carrol trouxe-nos também um espelho mágico numa das suas obras mais conhecidas, em que o mundo é apresentado desenrolando-se num jogo de xadrez. Hoje, nas questões de sustentabilidade, parece estarmos como no jogo dessa história, em que é preciso chegarmos ao capítulo VIII para Alice se interrogar sobre as ”regras de combate”. (...)

Editorial completo da Indústria e Ambiente nº139 mar/abr 2023, dedicada ao tema 'Sustentabilidade: ganho ambiental ou imagem?'

Leonor Amaral

Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.