Taxa de reciclagem e de valorização de embalagens agrícolas cresce

O Valorfito – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura informou que em 2021 foram valorizados 83 por cento, o que corresponde a 427 toneladas dos resíduos recolhidos, um dado que supera em 15,1 por cento o de 2020.

De acordo com o Valorfito, nesta contabilidade estão incluídos os resíduos que foram encaminhados para reciclagem.

A taxa de reciclagem média do sistema Valorfito situou-se em 2021 nos 34,8 por cento. “Este é um resultado deveras significativo tendo em conta que a taxa média nacional de reciclagem ronda os 16 por cento e a média da União Europeia os 30 por cento”, referiu.

Os resíduos geridos pelo Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, provenientes da agricultura profissional, “destacam-se claramente, colocando o setor agrícola numa posição de dianteira, em mais uma demonstração do sentido responsável e sustentável com que se desenvolve esta atividade”, lê-se no comunicado divulgado.

O Valorfito tem com objetivo atingir no final de 2022 as metas de 60 por cento de taxa de retoma e de 55 por cento de taxa de reciclagem.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.