Portugal com segunda menor taxa de circularidade na UE

A taxa de circularidade da União Europeia (UE) aumentou para 12,8 por cento em 2020, face a 2019, apresentando Portugal a segunda mais baixa, com apenas dois por cento, de recursos materiais provenientes de resíduos reciclados, divulgou o Eurostat.

De acordo com os dados divulgados pelo serviço de estatística da UE, a taxa de utilização de material reciclado (taxa de circularidade) avançou, em 2020, 0,8 pontos percentuais para 12,8 por cento, tendo mantido uma tendência em alta desde 2004 (8,3 por cento), o primeiro ano para o qual há dados disponíveis.

Entre os Estados-membros, os Países Baixos apresentaram a maior taxa de circularidade, com 31 por cento, seguindo-se a Bélgica, com 23 por cento, e a França, com 22 por cento. As menores taxas de circularidade observaram-se na Roménia, com um por cento, Portugal e Irlanda, ambas com dois por cento.

O Eurostat salientou que as diferenças de aproveitamento de resíduos reciclados entre os Estados-membros se devem não apenas à quantidade de reciclagem de cada país, mas também a fatores estruturais nas economias locais.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.