Parque Empresarial do Casarão vai ser requalificado por 20ME

  • 21 janeiro 2022, sexta-feira
  • Energia

A Câmara de Águeda vai avançar com a requalificação do Parque Empresarial do Casarão, num investimento de 20 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, anunciou a autarquia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, disse que a candidatura no âmbito das Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração, do Plano de Recuperação e Resiliência, ficou classificada em primeiro lugar a nível nacional e é a que tem o maior valor de investimento elegível e a conceder.

“A nossa candidatura tem o valor de 20.054.955,31 euros elegíveis a cem por cento e no âmbito do país é a de maior montante e ficámos classificados em primeiro lugar com 82 pontos possíveis em 100”, disse o autarca.

Além disso, segundo Jorge Almeida, a candidatura de Águeda foi também a única que abrangeu as cinco tipologias de investimento a nível nacional.

Mais de metade do investimento (17 milhões de euros) será dirigida para a instalação de um sistema de produção e armazenamento de energia renovável para autoconsumo e para a construção de uma subestação 60/15 quilovolt, que visa a mitigação dos constrangimentos existentes e a resolução de falhas de estabilidade e qualidade de fornecimento de energia elétrica.

Os restantes três milhões de euros serão investidos na implementação de postos de carregamento elétrico de veículos ligeiros e pesados, melhoria da cobertura em termos de comunicações com 5G e criação de um sistema integrado de gestão contra incêndios com a criação de uma equipa de prevenção e primeira intervenção.

De acordo com um comunicado da autarquia, o desenvolvimento da candidatura implicou o envolvimento das empresas do Parque Empresarial do Casarão, sendo que assinaram acordos de parceria para a implementação das soluções preconizadas, cerca de 21 das 25 empresas existentes.

“Cumulativamente, e tendo em conta o conteúdo associado às questões das energia e eficiência energética, o Lighting Living Lab (incluindo a Universidade de Aveiro, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda) associou-se a esta iniciativa, com vista à criação da futura Comunidade de Energia Renovável (CER) do Parque Empresarial do Casarão-Águeda”, refere a mesma nota.

O presidente da Câmara de Águeda destacou que com a implementação destas soluções, o Parque Empresarial do Casarão-Águeda apresentará condições para a atração de investimento dificilmente comparáveis na região Centro e no país, sobretudo no que se refere aos grandes consumidores de energia elétrica ou para empresas com elevado conteúdo tecnológico.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.