Nova ETAR em Machico concluída em junho

  • 24 janeiro 2022, segunda-feira
  • Água

A nova estação elevatória de águas residuais da freguesia do Caniçal, no concelho de Machico, que representa um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros, deverá estar concluída em junho, anunciou o Governo Regional da Madeira.

“Atendendo a que a Estação Elevatória [ETAR] do Caniçal foi construída há cerca de 30 anos, encontrava-se, atualmente, subdimensionada, pelo que o Governo Regional, através da Águas e Resíduos da Madeira, no sentido de prestar um melhor serviço à população do Caniçal e garantir a qualidade do ambiente, encontra-se a construir uma nova estação elevatória”, disse a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas da Madeira, Susana Prada.

De acordo com a governante, a nova estação tem uma “maior capacidade de armazenamento e de elevação das águas residuais para a ETAR, onde receberão tratamento adequado antes de descarregadas no mar”.

Susana Prada declarou “estar convicta” que o projeto, que custa 1,5 milhão de euros, “ficará concluído em junho”.

A obra é realizada com o apoio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e vai contribuir para “a prestação de um serviço de qualidade à população do Caniçal, bem como contribuirá para o cumprimento da Diretiva da Qualidade da Água”.

O principal objetivo é “a conservação e melhoria do ambiente aquático, atendendo à qualidade das águas, através da adoção de medidas que contribuem para a garantia de uma boa qualidade das mesmas, reduzindo a poluição urbana nas massas de água, renovação dos sistemas de drenagem de águas residuais, em casos de dimensionamento desadequado”.

A nova estação vai ainda reduzir os pontos de descarga direta nas linhas de água, a ampliação da cobertura de serviço, a conexão de mais coletores e o aumento da capacidade da estação elevatória, segundo a informação disponibilizada pelo executivo madeirense.

Ainda segundo o Governo Regional, a infraestrutura vai “melhorar a qualidade de vida da população, do ambiente e das águas balneares”.

“São os investimentos desta natureza que nos têm permitido, desde 2015, aumentar quer a quantidade de águas balneares, quer a sua qualidade. Exemplo disto é o facto de as águas balneares de excelente qualidade, que eram 24 em 2015, atualmente serem 46”, enfatizou Susana Prada.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.