Mealhada aposta na compostagem comunitária e doméstica

A Mealhada vai apostar na compostagem comunitária e doméstica, e prevê instalar uma dúzia de ilhas de compostagem comunitária e cerca de 200 compostores domésticos no concelho, contando com os jovens como “embaixadores” deste projeto.

Em declarações à agência Lusa, o vereador da Câmara Municipal da Mealhada, Hugo Silva, explicou que os jovens vão ser os grandes embaixadores de um projeto que prevê reduzir os resíduos orgânicos que seguem para aterro.

“Os jovens serão os embaixadores da sustentabilidade, quer na disseminação deste projeto da compostagem, como estamos também a puxá-los para depois serem eles também a sensibilizar e informar a comunidade, no que diz respeito a questões como o consumo da água, eficiência energética ou outros projetos que já temos a correr relacionados com a recolha seletiva de resíduos”, destacou.

Com um investimento que ronda os 66 mil euros, este projeto de valorização dos biorresíduos surgiu no âmbito de uma candidatura conjunta ao Fundo Ambiental, levada a cabo pelos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

A candidatura garantiu um financiamento na ordem dos 43 mil euros, “sendo o restante valor suportado pelo Município da Mealhada”, que “já tinha a pretensão de implementar um projeto destes”, que será “implementado em várias fases”.

“Curiosamente, não foi financiada a parte do projeto a que atribuíram o maior mérito, que tem a ver com o envolvimento da comunidade, em especial dos mais jovens. Estes jovens vão ter um processo formativo de capacitação, que irá ocorrer na Mata Nacional do Bussaco, a 15 e 16 de abril, e que vai permitir que fiquem preparados para sensibilizar as suas famílias para a importância destas práticas”, sustentou.

As 12 ilhas de compostagem comunitária serão espalhadas pelas freguesias do concelho, enquanto os 200 compostores domésticos seguirão para escolas, instituições particulares de solidariedade social, bem como para algumas residências familiares.

Serão ainda distribuídos mil baldes de sete litros pelos utilizadores dos compostores.

“No fundo, estamos a reforçar a capacidade de produção de compostagem no concelho, retirando a pressão do circuito normal, enviando material orgânico para a terra”, concluiu.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.