Energia: como estamos? Que perspetivas?

Vivemos o ano de 2022 sob instabilidade permanente nos mercados da energia. As incertezas persistem, as ameaças também.

A União Europeia não para de tomar decisões tendentes, ou a estabilizar os mercados, ou a mitigar os efeitos de uma alta persistente nos preços das diferentes formas de energia. O Governo português, finalmente, apresentou um pacote de medidas de cuja execução dependerá a mitigação dos efeitos dos elevados preços nos mercados energéticos.

Nesta derradeira coluna de 2022, optámos por avaliar como o país evoluiu nos últimos doze meses, e olhar para as medidas recentemente tomadas, antecipando os seus efeitos sobre as empresas em 2023.

Petróleo e seus derivados

O mercado do petróleo evoluiu em alta dos seus preços nos últimos dois anos. Pode afirmar-se que, de modo aproximado, o preço médio do Brent, em setembro/2022, é duas vezes superior ao que se verificou em setembro/2020. Já entre setembro/2021 e setembro/2022, apesar das grandes alterações, as cotações do Brent subiram um pouco mais do que 30%. Vejamos agora a evolução dos preços de venda do gasóleo e do fuelóleo neste mesmo período. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº137 nov/dez 2022

Jaime Braga

Engenheiro

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.