Cidades: resiliência às alterações climáticas

(...) Como podem as cidades resistir e adaptar-se às alterações do meio ambiente? Como podem desempenhar as suas funções e propiciar, ao mesmo tempo, uma saudável vivência colectiva?

Estas questões têm sido objecto de estudo e reflexão por parte de estudiosos e técnicos de várias formações e áreas científicas e práticas. Há vários tipos de modelos para as nossas (novas?) cidades e existem já experiências reais, e vividas, que nos transmitem dados sobre as opções que resultam, das que podem ser melhoradas e das que apontam para soluções /hipóteses por descobrir.

Smart Cities, Wise Cities, são algumas das designações que pretendem reflectir as preocupações subjacentes, focadas na tecnologia, no planeamento, no bem-estar, na mobilidade, em que, até agora, Singapura aparece como o exemplo mais completo. Ao nível europeu encontramos bons exemplos de cidades que estão a repensar-se, privilegiando a proximidade, e a procurar/encontrar soluções pensadas para os recursos, Water wise cities, Waste wise cities, etc. (...)

Editorial completo da Indústria e Ambiente nº136 set/out 2022, dedicada ao tema 'Cidades: resiliência às alterações climáticas'

Leonor Amaral

Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.