Águas do Vale do Tejo alerta para “o que não deve ir para o cano”

  • 23 novembro 2021, terça-feira
  • Água

A Águas do Vale do Tejo (AdVT) lançou uma campanha de sensibilização e educação ambiental sobre “o que não deve ir para o cano”, um projeto que conta com a parceria de quatro municípios.

A campanha, subordinada ao tema “Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano”, envolve os municípios de Portalegre, Borba (Évora), Fornos de Algodres (Guarda) e Proença-a-Nova (Castelo Branco).

Em comunicado, a AdVT explicou que “todos os dias” chegam às estações de tratamento de águas residuais resíduos “indevidos” que “dificultam” os processos de tratamento, situação que pretende inverter através desta ação.

“Tal acontece devido a práticas erradas que levam também a problemas graves de entupimento da rede de esgotos predial e à deterioração da mesma. Urge sensibilizar os vários intervenientes para que estes comportamentos e más práticas mudem, de forma a preservar o ambiente e os recursos hídricos”, pode ler-se no documento.

Máscaras, medicamentos, tampões e pensos higiénicos, algodão, cotonetes, cabelos, óleo alimentar, restos de comida e cigarros são alguns dos “indevidos” que a AdVT apela para não colocar no cano.

Para promover esta mudança de comportamentos, a AdVT lançou esta campanha de sensibilização e educação ambiental, um “projeto-piloto” que vai ser desenvolvido com os quatro municípios.

Através de uma candidatura ao Fundo Ambiental em 2022, este projeto espera que a mesma campanha seja, depois, alargada aos restantes 66 municípios servidos pela AdVT.

A campanha, que tem como objetivo fornecer informação simples e conselhos práticos sobre “o que não deve ir para o cano”, apela também à vertente informativa e educacional e ao envolvimento dos municípios e juntas de freguesia como parceiros centrais para divulgar a mensagem.

A divulgação deste “compromisso comum” será feita através dos meios e das redes próprias, quer dos municípios, quer da AdVT.

Nesse sentido, foram desenvolvidos “vários suportes” de comunicação, como folhetos informativos, cartazes e panfletos que deverão acompanhar as contas da água e saneamento, entre outros meios.

“Os municípios irão usar os seus meios de divulgação próprios e nesse sentido foram ainda desenvolvidos ‘outdoors’ e um mupi digital”, acrescentam no documento.

Para a AdVT, o canal Horeca (mercados de distribuição de cervejas, águas, refrigerantes, ‘iced tea’, vinhos tranquilos, sangrias e sidras em hotéis, restaurantes e cafés) é também “um público fundamental” desta campanha, dado que apresenta uma “oportunidade dupla” de sensibilização, nomeadamente aos trabalhadores e aos clientes.

“Serão desenvolvidas parcerias com os ‘players’ do setor, como as entidades oficiais e as associações empresariais, para os envolver também neste compromisso”, pode ler-se no comunicado.

Esta campanha abrange ainda a população escolar, estando “pensadas várias ações” para envolver este público, tais como ações de sensibilização e educação ambiental aos vários ciclos de ensino e o lançamento de um concurso escolar sobre o tema da campanha.

O projeto espera ainda desenvolver ações de sensibilização técnicas aos alunos dos cursos de hotelaria e turismo, futuros profissionais do canal Horeca.

O plano de ações, segundo a AdVT, “não é estático” e irá “evoluir para abraçar” as especificidades da comunidade de cada município envolvido.

“Neste sentido, vão ser desenvolvidas e implementadas ações especificas como sessões de sensibilização à indústria queijeira”, acrescentam.

De acordo com a AdVT, empresa cuja gestão delegada é da responsabilidade da Empresa Portuguesa de Águas Livres, esta primeira fase da campanha vai prolongar-se até ao dia 22 de abril, data em que se assinala o Dia Mundial da Terra, com a divulgação dos vencedores do concurso escolar e a entrega de prémios.

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