Água: “novas” fontes e inovação

Se caísse na tentação de fazer a psicanálise da água e a tentasse deitar no sofá, facilmente chegaria à conclusão que a água tem uma natureza irrequieta:  quase sempre em movimento, muda de estado e circula indefinidamente, como sentença de vida. A água – não se vive sem ela – é alvo de paixão e perseguição; luta-se pela água; procura-se a serenidade que transmite e é odiada quando surge pujante e descontrolada causando devastação e prejuízos.

Quando não está perto, procuramo-la, desafiamos a tecnologia, desenvolvemos novas técnicas e ultrapassamos as distâncias, só para que a água esteja ao nosso lado. A ponte do Gard, França –  Património da UNESCO –  foi construída antes da era cristã para permitir que o aqueduto de Nîmes (com quase 50 km) atravessasse o rio. Obras como esta foram sendo feitas para viabilizar o transporte de água a grandes distâncias, vencendo declives e utilizando o princípio do arco na construção. (...)

Editorial completo da Indústria e Ambiente nº138 jan/fev 2023, dedicada ao tema 'Água: “novas” fontes'

Leonor Amaral

Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.