Açores vão ter sistema de alerta de cheias até 2023

  • 12 outubro 2021, terça-feira
  • Água

O secretário do Ambiente e Alterações Climáticas do Governo dos Açores, Alonso Miguel, avançou que a região vai ter, até 2023, um sistema de alerta de cheias em bacias de risco para minimizar a possibilidade de inundações.

“Trata-se um sistema de alerta de cheias em bacias de risco na região para a minimização de riscos naturais. Tem um valor de 1,9 milhões de euros e a implementação estará concluída até 2023, sendo que, para 2022, já há verba inscrita no valor 700 mil euros”, declarou à agência Lusa.

Segundo Alonso Miguel, aquele sistema é “importante” uma vez que as inundações mais frequentes registadas no arquipélago ocorrem devido a “cheias rápidas” que resultam de “episódios de precipitação muito intensa” com “consequências por vezes devastadoras”.

“As características físicas das nossas bacias hidrográficas, atendendo também ao regime geral, naturalmente torrencial, e atendendo às dimensões pequenas e acentuadas dessas bacias, são aspetos que contribuem para um agravamento da periodicidade desses eventos”, assinalou.

Além dos aspetos geográficos, as alterações climáticas representam “outro risco de fator adicional”, segundo afirmou o governante que é mestre em Engenharia Ambiental e doutorado em Gestão Interdisciplinar da Paisagem.

O sistema, que vai ser totalmente financiado pelo programa da União Europeia dedicado às políticas de coesão REACT-EU, vai permitir detetar “atempadamente os movimentos de massa” que possam “provocar a obstrução dos cursos de água”.

Aquele sistema vai também facultar a observação em tempo real das “condições de escoamento” e calcular os tempos de validação.

“Vai dar também oportunidade de fazer tempos de validação. Ou seja, o tempo que cada gota de água que cai no ponto mais distante da linha leva até chegar à secção que define o limite dessa bacia”, afirmou o governante.

Alonso Miguel realçou ainda que vão existir “estações hidrométricas para analisar em tempo real as condições meteorológicas”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.