Açores com novo projeto para restauração de solos contaminados

  • 28 novembro 2022, segunda-feira
  • Solos

Fotografia: nborges_Wikipédia

O Governo dos Açores anunciou que a região vai ter um novo projeto para a restauração de solos contaminados. 

“Ao nível da operacionalização das medidas para promoção da qualidade ambiental, destaca-se um novo projeto para biorremediação e restauro de solos contaminados, no âmbito de um protocolo firmado com o Fundo Ambiental, no montante de 500 mil euros”, afirmou o secretário do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, na discussão do Plano e Orçamento da região para 2023.

Em 2005, num estudo realizado pelos militares norte-americanos, foram identificados 35 locais contaminados com hidrocarbonetos e metais pesados nos solos e aquíferos da ilha Terceira. A contaminação foi confirmada, em 2009, por estudos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

No debate do Orçamento Regional, Alonso Miguel destacou que o Plano para 2023 contempla um regime jurídico-financeiro de apoio à emergência climática, que aloca “400 mil euros para apoio às populações na sequência de intempéries”.

O secretário do Ambiente adiantou ainda que já foram entregues mais de 3,5 milhões de embalagens ao abrigo do sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas implementado em 2022.

O governante prometeu também submeter ao parlamento açoriano, até ao final do ano, o novo Programa Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores e realçou que estão previstos 1,8 milhões de euros para a “monitorização, manutenção e requalificação da rede hidrográfica” da região.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.