SMAS de Sintra com sistema de deteção de ocorrências que originem descargas

  • 11 agosto 2022, quinta-feira
  • Água

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) instalaram este ano equipamentos de monitorização de unidades de tratamento de águas residuais, que permitem detetar ocorrências causadoras de descargas nas linhas de água e também contabilizar o caudal descarregado. Essas descargas podem resultar de um excessivo caudal afluente associado a precipitação intensa, a falha no fornecimento de energia ou mesmo a avarias dos grupos de bombagem.

À Indústria e Ambiente, os serviços técnicos dos SMAS de Sintra, um serviço constituído por uma rede de 17 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e 27 Estações Elevatórias de Águas Residuais (EEAR), clarificam que, na sequência de um pico de precipitação, o caudal que excede a capacidade hidráulica da ETAR é descarregado pelo descarregador de emergência localizado a jusante da gradagem, garantindo-se, por isso, a retenção dos sólidos grosseiros. A contaminação da linha de água é, desta forma, minimizada, não só pela localização do descarregador, mas também pelo aumento de caudal sofrido pela linha de água na sequência do próprio evento de precipitação.

Relativamente a possíveis falhas de energia, os serviços esclarecem que “a esmagadora maioria” das ETAR e EEAR possui grupos geradores de emergência, estando a sua instalação prevista para as restantes.

Estes equipamentos permitem, assim, uma deteção rápida de qualquer ocorrência e, nesse sentido, uma intervenção célere das equipas operacionais com vista à resolução da anomalia. Ainda de acordo com os serviços técnicos, os SMAS de Sintra dispõem de equipas operacionais em permanência para atender a situações de emergência. Por isso, desde que a ocorrência possa ser solucionada por uma equipa operacional, como é o caso das avarias, a resolução é imediata.

Esta solução já foi adotada com sucesso na EEAR de Anços, a título experimental, embora neste caso apenas contemple a deteção da descarga.

Os equipamentos foram instalados nas ETAR de Colares-Sistema 1 e da Ribeira de Sintra e nas EEAR das Azenhas do Mar, do Rodízio, da Tojeira e de São João das Lampas.

O funcionamento destes equipamentos, que de acordo com um comunicado dos SMAS de Sintra, vão ser gradualmente instalados em outras unidades, engloba um detetor de nível que, ao ser ativado, transmite informação e aciona um sensor ultrassónico que contabiliza o caudal descarregado. Estes equipamentos incorporam sistemas de bateria, o que confere grande autonomia, para além de assegurarem ligação ao sistema de telegestão dos SMAS de Sintra ou, em alternativa, permitirem a comunicação para contactos telefónicos definidos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.