75% da eletricidade produzida pela EDP em 2021 teve origem renovável

  • 21 janeiro 2022, sexta-feira
  • Energia

Três quartos da eletricidade produzida pela EDP em 2021 teve origem renovável, com a eólica a representar quase metade da produção total, num ano em que a hídrica diminuiu significativamente após a venda de seis barragens em Portugal.

Em comunicado ao mercado, a EDP informou que “as energias renováveis representaram 75 por cento da eletricidade gerada pela EDP em 2021”, ano em que “a geração eólica aumentou cinco por cento em comparação com o período homólogo, principalmente impulsionada pela Europa e Brasil, como resultado de maior capacidade instalada”.

Por outro lado, referiu, “a produção hídrica diminuiu significativamente devido principalmente à alienação de 1,7 gigawatt de seis centrais hidroelétricas em Portugal em dezembro de 2020, que contribuíram com 3,4 terawatt-hora de geração em 2020”.

“Excluindo este impacto, a produção hídrica na Península Ibérica diminuiu um por cento no período, principalmente devido à fraca produção hídrica no quarto trimestre (o coeficiente de geração hídrica foi 57 por cento abaixo da média histórica)”, lê-se no comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.