Indústria e Ambiente, Revista Técnica e Científica de Engenharia e Gestão do Ambiente

Riscos climáticos e saúde humana: preocupações e desafios 15-04-2024

Riscos climáticos e saúde humana: preocupações e desafios

Conhecidas as vulnerabilidades da população e as principais vias de impacto das alterações climáticas e eventos extremos sobre a saúde, a dinâmica de proteção pessoal assenta na capacitação da sociedade, para entender não só a natureza dos fenómenos com que se defronta, como as respostas adaptativas e/ou reativas que lhes farão face.

Concursos públicos 19-04-2024

Concursos públicos da semana

Consulte o quadro-resumo e fique a par dos concursos mais recentes, no setor do Ambiente.

Energia 19-04-2024

Projeto “Porto Solar” leva energia renovável a 29 edifícios

O projeto “Porto Solar”, criado para promover a instalação de painéis fotovoltaicos em infraestruturas do município, garante a produção e utilização de energia renovável em 29 edifícios da Câmara do Porto.

Resíduos 17-05-2024

Recolha de monos chega a todas as freguesias de Lisboa

O projeto municipal “Estejam na cozinha ou na garagem, nós levamo-los para reciclagem” promove a recolha de equipamentos elétricos volumosos, sendo gratuita em toda a cidade de Lisboa.

Energia 15-04-2024

Aprovada lista de Projetos de Interesse Comum e Mútuo da UE

As interligações de eletricidade e hidrogénio entre Portugal e Espanha e a criação de uma infraestrutura interna para o hidrogénio fazem parte da primeira lista aprovada pela União Europeia de Projetos de Interesse Comum e de Projetos de Interesse Mútuo.

Resíduos 11-04-2024

Taxa de reciclagem de embalagens agrícolas cresce em 2023

O Valorfito anunciou que em 2023 foram valorizadas todas as 508 toneladas de resíduos recolhidos, valor que supera ainda os 99 por cento de 2022, acrescentando que todos os resíduos valorizados passaram por operações de reciclagem.

Evento 11-04-2024

Evento sobre indústria de laboratórios realiza-se em maio

O ISQ, uma entidade privada com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação, está a organizar, o Labsummit®, em consórcio com a AMBIDATA e a RELACRE.

Investigação 19-04-2024

Projeto visa mitigar riscos da contaminação por PFAS

A NOVA FCT anunciou a coordenação de um projeto que visa desenhar e implementar uma estratégia transnacional para detetar, prevenir e mitigar a contaminação por PFAS nos espaços naturais do Sudoeste da Europa.

Evento 18-04-2024

Evento sobre “A Floresta Portuguesa num Mundo em Mudança”

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra vai dinamizar no próximo dia 23 de abril, o encontro “A Floresta Portuguesa num Mundo em Mudança”, para discussão dos desafios que se colocam à floresta nacional.

Energia 17-05-2024

Primeiro comboio a hidrogénio realiza testes em Portugal

O projeto europeu FCH2RAIL, que desenvolveu um comboio demonstrador bimodal com pilhas de combustível a hidrogénio, concluiu com sucesso os testes em Portugal.

Água 16-05-2024

Remoção de barreiras fluviais na Europa bate recorde em 2023

Um relatório publicado pelo Dam Removal Europe revela que, em 2023, foram removidas quase 500 barreiras dos rios europeus, o que corresponde a mais de 4 300 quilómetros de rios reconectados.

Resíduos 12-04-2024

Reciclagem de embalagens cresce 3%

No primeiro trimestre de 2024, os portugueses encaminharam para reciclagem um total de 111 696 toneladas de embalagens, o que representa um aumento de três por cento em comparação com o período homólogo.

Energia 11-04-2024

Consórcio vai produzir hidrogénio e amoníaco verdes em Sines

O consórcio internacional MadoquaPower2X adquiriu mais 60 hectares de terrenos na Zona Industrial e Logística de Sines para a instalação das unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.