Concluída agenda europeia da mobilidade segura e limpa

A Comissão Europeia apresentou o último conjunto de medidas para modernizar o sistema europeu de transportes.

No seu discurso sobre o estado da União, de setembro de 2017, Jean-Claude Juncker definiu uma meta para que a UE e as suas indústrias se tornem líderes mundiais no domínio da inovação, da transição digital e da descarbonização. Com base na anterior «A Europa em Movimento» de maio e novembro de 2017, a Comissão Juncker apresentou agora um terceiro e último conjunto de medidas destinadas a concretizar esta meta no setor da mobilidade.

O objetivo é permitir que todos os cidadãos europeus beneficiem de maior segurança rodoviária, de veículos menos poluentes e de soluções tecnológicas mais avançadas, apoiando simultaneamente a competitividade da indústria da UE. Nesse sentido, as iniciativas hoje lançadas incluem uma política integrada para o futuro da segurança rodoviária, com medidas de segurança para os veículos e as infraestruturas; as primeiras normas relativas às emissões de CO2 dos veículos pesados; um plano de ação estratégico para o desenvolvimento e fabrico de baterias na Europa e uma estratégia prospetiva sobre a mobilidade conectada e automatizada. Com esta terceira «A Europa em Movimento», a Comissão completa a sua agenda para a modernização da mobilidade.

O objetivo é assegurar uma transição harmoniosa para um sistema de mobilidade que seja seguro, limpo, conectado e automatizado. Através destas medidas, a Comissão está igualmente a definir um enquadramento que permita às empresas da UE fabricar os produtos melhores, mais ecológicos e mais competitivos.

Em matéria de segurança, a Comissão está a tomar medidas com um forte valor acrescentado europeu que contribuam para estradas seguras e para uma Europa que proteja os seus cidadãos. A Comissão propõe que os novos modelos de veículos sejam equipados com dispositivos avançados de segurança, como os sistemas avançados de travagem de emergência e os sistemas de aviso de afastamento da faixa de rodagem para os automóveis ou os sistemas de deteção de peões e ciclistas para os veículos pesados.

Mobilidade Limpa

A Comissão está em fase de conclusão da sua agenda para um sistema de mobilidade de baixas emissões, apresentando as primeiras normas sobre as emissões de CO2 dos veículos pesados. Em 2025, as emissões médias de CO2 dos novos veículos pesados de mercadorias terão de ser 15 por cento mais baixas do que em 2019. Para 2030, é proposto um objetivo de redução indicativa de 30 por cento em comparação com 2019. Estes objetivos, frisa a Comissão, são coerentes com os compromissos assumidos pela UE no Acordo de Paris e permitirão às empresas de transportes, na sua maioria PME, realizar importantes economias, graças à diminuição do consumo de combustíveis. Para permitir novas reduções de CO2, a Comissão facilita a conceção de camiões mais aerodinâmicos e está a melhorar a rotulagem dos pneus. Além disso, é proposto um plano de ação abrangente para as baterias que contribuirá para criar um «ecossistema» de baterias competitivo e sustentável na Europa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.