UMinho coordena projeto europeu de valorização de resíduos orgânicos

A Universidade do Minho lidera um projeto europeu que visa a valorização de resíduos orgânicos, através da produção de um composto rico em substâncias húmicas, podendo ser reaproveitados nos setores da agricultura e da cosmética. O objetivo é diminuir a quantidade de resíduos em aterro na região transfronteiriça do norte de Portugal e da Galiza, apostando na compostagem como instrumento de gestão. O projeto conta com um financiamento superior a dois milhões de euros, provenientes da União Europeia.

Os resíduos orgânicos produzidos na eurorregião serão caracterizados e o composto obtido avaliado e otimizado no que diz respeito ao seu teor em substâncias húmicas – formadas a partir da decomposição química e biológica de resíduos orgânicos –, bem como ao seu perfil químico e à sua atividade biológica. Este tipo de resíduos distingue-se por ser “rico em ácidos húmicos”, o que aumenta a sua capacidade de retenção de água e ação fertilizante, tendo aplicação no tratamento de solos agrícolas, reduzindo a sua degradação, e na conceção de produtos cosméticos e nutracêuticos (suplemento nutricional com valor terapêutico).

“Esta aposta abre portas para o surgimento de novas áreas de negócio e emprego relacionadas com a conceção de artigos de elevado valor, acrescentado e contribuindo para o desenvolvimento da economia verde neste espaço de cooperação”, realça Fernanda Proença, investigadora do Centro de Química da UMinho responsável pelo trabalho. O projeto prevê, até 2020, a elaboração de um inventário sobre a produção de resíduos no norte de Portugal e na Galiza.

O projeto, intitulado “Valorização de Resíduos Orgânicos: Produção de Substâncias Húmicas”, foi recentemente aprovado no âmbito do programa de cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal. Conta com a parceria do Centro para a Valorização de Resíduos da UMinho, da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, da Braval - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos e, do lado espanhol, da Sociedade Galega do Meio Ambiente, da Universidade de Santiago de Compostela e do Centro de Valorización Ambiental del Norte.

Mais informação em www.res2valhum.org

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.