Recolha seletiva e economia circular em debate a 29 de maio

A Lipor e a ACR+ organizam, dia 29 de maio, uma conferência sobre Recolha Seletiva de Resíduos enquanto fator-chave na economia circular.

A sessão, que decorre no Porto, no auditório da EDP, nasce do desafio que a organização considera existir no estabelecimento de um sistema de recolha de resíduos adequado. Além de otimizar a logística para um número crescente de fluxos, o seu sucesso depende da participação de produtores de resíduos para separar adequadamente os seus resíduos. A recolha não é apenas um assunto técnico, já que requer a passagem de informação adequada e completa aos seus utilizadores e incentivos para promover comportamentos adequados.

Numa perspetiva de economia circular, os sistemas de recolha de resíduos devem resolver os desafios tanto a montante, com uma crescente diversidade e complexidade de resíduos, como a jusante, com as exigências de qualidade dos materiais a ser enviados para a reciclagem.

Para atingir as novas metas de reciclagem, os sistemas de recolha de resíduos devem ser atualizados e a participação dos produtores de resíduos nas soluções deve ser aumentada. As autoridades públicas têm que desenvolver abordagens inovadoras em colaboração com os outros atores da cadeia de valor da reciclagem: recicladores, produtores, empresas de gestão de resíduos, etc., de modo a garantir que a recolha de resíduos responda aos objetivos da economia circular.

Esta conferência discutirá o papel da recolha seletiva de resíduos na economia circular, concentrando-se em dois fluxos específicos de resíduos (os plásticos e os biorresíduos), bem como nas perspetivas futuras com o caso de fluxos muito específicos (fraldas, cápsulas de café, etc.). Será apresentado, também, o contexto europeu e a abordagem portuguesa à economia circular.

Mais informação AQUI

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.