Matosinhos: quantificar emissões evitadas na mobilidade

O projeto de integração de trotinetes da empresa Flash na plataforma AYR, desenvolvida pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) foi apresentado a 27 de maio.

Após uma fase piloto, limitada a 50 utilizadores, as operações vão agora ter lugar em ambiente real na cidade.

“O início das operações da Flash na cidade de Matosinhos vai ser marcado pela integração do serviço de trotinetes na plataforma AYR, do CEiiA, num caso pioneiro para a micro-mobilidade ativa a nível global que muito nos orgulha”, explica José Pedro Rodrigues, Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Matosinhos.

A plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, visa quantificar, valorizar e transacionar as emissões de carbono evitadas na mobilidade urbana, recompensando os utilizadores pela adoção de comportamentos sustentáveis. Baseando-se em tecnologia Blockchain, permite criar um mercado local de emissões evitadas onde os cidadãos podem transacionar AYRs por bens e serviços sustentáveis.

“Através desta quantificação das emissões de dióxido de carbono evitadas, os utilizadores terão facilmente noção do impacto ambiental positivo gerado sempre que escolherem as trotinetes elétricas da Flash”, esclarece Felix Petersen, responsável da Flash.

A Flash vai disponibilizar 300 trotinetes elétricas e mais de 30 pontos de partilha, definidos em conjunto com a Câmara Municipal e as autoridades de segurança. Os utilizadores beneficiam do desconto de 50% na taxa de desbloqueio da viagem, que a empresa oferece mediante o estacionamento nos pontos de partilha definidos.

A aplicação AYR começou a ser desenvolvida há cerca de dois anos, na sequência de um desafio proposto pelas Nações Unidas relacionado com a descarbonização das cidades e com a redução das emissões de CO2. O objetivo é ajudar o utilizador a tomar decisões sustentáveis no seu dia-a-dia. Depois de Matosinhos, a aplicação AYR passará a funcionar em Cascais e em Nova Iorque.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.