Mais de metade da produção elétrica até novembro foi renovável

Até ao final de novembro, 52,8 por cento do total da produção elétrica de Portugal Continental foi obtida a partir de fontes de energia renovável. Até esta altura do ano, o crescimento do consumo foi de 1,7 por cento, informou a APREN no seu boletim das energias renováveis.

A hidroelétrica foi a fonte renovável que mais contribuiu para o consumo, com 24 por cento do mix, que se traduziu num índice acumulado de 1,12. A eólica contribuiu com 22,2 por cento e as restantes fontes renováveis tiveram um contributo de 6,5 por cento. Entre as fontes fósseis, a térmica convencional (carvão e gás natural) foi responsável por 39 por cento do mix.

Em relação às trocas comerciais internacionais, verificou-se um saldo exportador de 2639 GWh. O preço médio do MIBEL registou um aumento de 10 por cento face ao período homólogo, situando-se nos 57,04 eur/MWh.

A APREN alertou também que o aumento da produção renovável que se verifica desde setembro tem impulsionado uma redução do preço da eletricidade, que há três meses se situava em 71,3 eur/MWh e agora está em pouco mais de 62 eur/MWh. No entanto, a associação ressalva que a dinâmica dos preços de mercado, em consonância com a evolução da produção renovável, tende a reduzir o preço global num cenário com maior penetração renovável – durante as 654 horas totalmente renováveis verificadas desde o início do ano, o preço médio foi de 37,09 eur/MWh.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.