Mercado liberalizado de eletricidade cresce 2,7 por cento

O mercado liberalizado de eletricidade ultrapassou 5,1 milhões de clientes em janeiro de 2019, apresentando um crescimento líquido de cerca de 9,5 mil clientes face a dezembro de 2018, segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Desde janeiro de 2018, o crescimento foi de 2,7 por cento.

O consumo anualizado ascendeu a 43 360 GWh em janeiro de 2019, refletindo um acentuado aumento de 284 GWh face a dezembro de 2018. O consumo no mercado livre atingia, em janeiro, cerca de 93,8% do consumo total registado em Portugal continental.

No período em análise verifica-se ainda que a concentração de mercado diminuiu ligeiramente em número de clientes e em termos de consumo.

O número de consumidores de eletricidade que regressaram ao mercado regulado, decorrendo da possibilidade de optarem pelo regime equiparado ao das tarifas transitórias ou reguladas, totalizou 325 clientes durante o mês de janeiro (13 883 desde janeiro de 2018).

Os consumidores ainda fornecidos por um comercializador de último recurso têm até 31 de dezembro de 2020 para escolher um novo fornecedor e devem procurar assegurar o fornecimento de gás natural por um comercializador em mercado.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.