Maia: recolha porta-a-porta em prédios

A Maiambiente vai avançar com a recolha seletiva porta-a-porta de resíduos orgânicos em prédios do concelho da Maia, e vai também alargar a recolha seletiva deste fluxo no canal Horeca. A iniciativa representa um investimento de 1 milhão de euros, sendo cofinanciada a 85 por cento pelo POSEUR.
O projeto visa contribuir para a valorização dos resíduos orgânicos com potencial de compostagem e para a diminuição dos resíduos indiferenciados, prevendo-se uma capacidade adicional de reciclagem de resíduos de 3.522 toneladas/ano. Com esta solução, estima-se aumentar a recolha de resíduos com potencial de valorização em 26 kg/hab./ano e um crescimento 6,38% ao nível do indicador de preparação para reutilização e reciclagem (PERSU 2020) face aos resultados de 2018. Serão abrangidos mais de 35 mil habitantes e cerca de 16 mil alojamentos servidos por 665 compartimentos de resíduos sólidos urbanos.

O financiamento permitirá adquirir cerca de 17 mil novos equipamentos, entre os quais: cestos de 5L para o interior das habitações, contentores de 140L e 240L para os compartimentos e ainda contentores de 50L e 240L para os clientes do canal Horeca, além de inovadores equipamentos para a desidratação de resíduos. Permitirá ainda a renovação da frota, tornando-a mais sustentável, com a aquisição de mais duas viaturas de recolha seletiva, movidas a gás natural comprimido.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.