Grupo Lusiaves valorizou 97 por cento dos resíduos em 2016

O Grupo Lusiaves valorizou, até ao final de 2016, 97 por cento dos resíduos produzidos, além de ter encaminhado para reciclagem 400 toneladas de cartão e plástico.

O grupo colabora com unidades de produção de adubos orgânicos, para onde direciona resíduos de lamas de ETAR e cinzas, para utilizar depois na valorização agrícola de solos.

Com o objetivo de prevenir os impactes inerentes à atividade no âmbito dos resíduos, o grupo pretende implementar medidas que levem à redução da quantidade de resíduos de embalagens de produtos de limpeza e desinfeção produzidos anualmente. Neste sentido, pretende-se substituir as embalagens de pequena dimensão, que não podem ser reutilizadas, por embalagens de capacidade superior, com possibilidade de reutilização. Deste modo, reduz-se a quantidade de resíduos produzidos, uma vez que as embalagens podem ser reutilizadas diversas vezes, contribuindo para a prevenção de impactes ambientais nos recursos associados ao fabrico de novas embalagens.

Acresce ainda que 75 por cento das 41 unidades produtivas do grupo Lusiaves incluem o licenciamento ambiental PCIP – Prevenção e Controlo Integrado da Poluição.

 A licença prevê a aplicação de medidas que evitem ou reduzam as emissões da atividade para o ar, a água ou o solo, a prevenção e controlo do ruído e a produção de resíduos, com o objetivo de proteger o meio ambiente.

Imagem: FiledIMAGE/ Shutterstock

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.