Lisboa vai ser Capital Verde em 2020

A cidade de Lisboa ganhou o prémio de Capital Europeia Verde 2020. Em simultâneo, foi atribuído o prémio de Folha Verde Europeia à cidade de Cornellà de Llobregat, em Espanha, e Horst aan de Maas.

Os prémios foram atribuídos pelo comissário europeu para o Ambiente, Assuntos do Mar e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia em Nijmegen, na Holanda, a atual capital verde.

Além do título, a capital portuguesa recebe um incentivo de 350 mil euros para iniciar o seu projeto de capital verde.

O júri considerou que Lisboa – que iniciou o seu percurso de sustentabilidade durante a crise económica – pode servir de exemplo para outras cidades europeias, demonstrando que a sustentabilidade e o crescimento económico podem andar de braço dado.

O júri destacou como pontos fortes de Lisboa a sustentabilidade no uso do solo, a mobilidade urbana sustentável, o crescimento verde e ecoinovação e também a adaptação às alterações climáticas e a gestão de resíduos. A cidade conseguiu reduzir em 50 por cento as emissões de CO2 entre 2002 e 2014, reduzir o consumo de energia em 23 por cento e o de água em 17 por cento entre 2007 e 2013. No capítulo da mobilidade, já foram implementadas medidas com vista a restringir o uso do automóvel e privilegiar a bicicleta, o transporte público e andar a pé. Lisboa tem também uma das maiores redes de pontos de carregamento de veículos elétricos do mundo, e 39 por cento da frota municipal é elétrica.

Já a escolha de Cornellà de LLobregat foi justificada pela sustentabilidade da sua área metropolitana de grande densidade, que o júri entende poder servir de exemplo para outras zonas urbanas compactas. O júri ficou particularmente impressionado com a promoção de transporte sustentável e as medidas para acalmar o trânsito. A cidade de Horst aan Maas foi eleita pela sua estratégia urbana, nomeadamente pelo envolvimento de todos os stakeholders da cidade e também dos seus cidadãos nas atividades relacionadas com as alterações climáticas.

Saiba mais sobre estas iniciativas em:

http://ec.europa.eu/environment/europeangreencapital/

http://ec.europa.eu/environment/europeangreencapital/europeangreenleaf/

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.