Empresas portuguesas do setor da água mais presentes na África sub-sahariana

  • 26 março 2019, terça-feira
  • Gestão

A Parceria Portuguesa para a Água divulgou um balanço das atividades dos seus associados (empresas, centros de investigação, associações não governamentais e administração pública) em 2018. Dos 114 associados, 80 responderam.

 A internacionalização é uma componente forte para estas empresas. Em 26 por cento dos casos, é a componente dominante. Os dados também demonstram que a internacionalização foi a saída encontrada por parte das empresas para fazer face à crise: em 2013, enquanto a atividade retraía para 46 por cento das empresas e crescia apenas para 32 por cento, a atividade internacional aumentava em 60 por cento dos casos e retraía em apenas 20 por cento das situações. Já em 2018, a atividade global crescia para 49 por cento das empresas, enquanto a atividade internacional aumentava em apenas 42 por cento dos casos.

Concursos internacionais na África sub-sahariana

Em 2018, 60 por cento dos inquiridos participaram em concursos internacionais no setor da Água. Esta participação concentrou-se geograficamente na África sub-sahariana, enquanto o continente americano despertou um menor interesse do que em anos anteriores.

Ainda no capítulo da internacionalização, uma em cada 10 empresas conseguiu, em 2018, internacionalizar linhas de produtos/serviços até então circunscritas ao mercado nacional.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.