Melhorar a identificação dos disruptores endócrinos

O Cefic (Conselho Europeu para a Indústria Química, uma organização que representa os interesses da indústria química junto das entidades europeias) propôs, num relatório recentemente divulgado, que se clarificassem os critérios de identificação dos disruptores endócrinos, para que deixem de ser incluídas nessa classificação substâncias úteis e inofensivas para o ambiente.

Os autores do relatório defendem que, para se obter uma definição eficaz em contexto regulatório, é necessário definir elementos de risco, como a potência. O objectivo da definição é dotar o regulador de ferramentas que permitam identificar as substâncias que precisam de regulação.

Critérios propostos:

- Potência, ou a capacidade de uma substância induzir efeitos adversos. Tem uma relação directa com o nível de concentração a partir do qual os efeitos adversos podem ser observados. Não é o mesmo que dosagem. Com a mesma dosagem, uma substância fortemente potente produz grandes efeitos, enquanto uma substância de baixa potência produz poucos ou nenhuns efeitos. A título de exemplo, os efeitos provocados por 500 mg de ácido acetilsalicílico são muito reduzidos quando comparados com os de 500 mg de morfina.

- Severidade, que descreve a magnitude de um efeito adverso e/ou a sua natureza.

- Irreversibilidade, ou seja, a incapacidade de recuperar após a exposição à substância. O nosso sistema hormonal está preparado para reagir à estimulação hormonal e recuperar após a exposição, mas em determinadas circunstâncias o efeito é permanente.

- Principal toxicidade, ou o efeito adverso que ocorre com a dose mais baixa.

- Especificidade: para que uma substância seja considerada como tendo propriedades disruptoras endócrinas, o efeito adverso deverá ocorrer como uma consequência de um modo de acção endócrino.

Os autores do relatório consideram essencial distinguir disruptores endócrinos de substâncias que simplesmente interagem com o sistema endócrino, sem representarem uma ameaça. Apelam, por isso, a uma classificação clara que deixe de fora destas restrições substâncias que possam trazer valor à economia.

Mais informação: http://www.cefic.org/Documents/RESOURCES/Reports-and-Brochure/Brochure-Endocrine_disruptor_Setting-the-right-criteria-to-identify-ED.pdf

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.